Não considero esse método correto, no mundo real isso só aconteceria se o solo fosse extremamente fino e na minha opinião se você quer que o solo sofra grandes rachaduras a melhor forma seria usar a Bullet physics que já vem integrada ao Blender, ou se pretende criar apenas um trincado em uma parede, calçamento e etc, então acho que ficaria melhor usar partículas e explode como é explicado no meu vídeo tutorial.
Mas como mostrei e não expliquei, agora com mais tempo vou tentar explicar como fazer o solo ir rachando e ao mesmo tempo caindo.
lembrando que este é uma "extensão" do tutorial que eu já publiquei, recomendo que o veja primeiro para que entenda o que é dito neste tutorial.
No vídeo tutorial usamos um modificador explode:
E o associamos a um Vertex Group, lembre-se que no caso do explode a parte azul é a que irá rachar.
Neste outro caso vamos usar dois, deixaremos o primeiro criado no tutorial e criamos outro com duas diferenças.
Neste modificador explode vamos desabilitar a opção Dead, dessa forma quando uma partícula morrer a parte do explode também morrerá.
E o vertex Group associado a esse explode também será diferente, pois não queremos que o plano caia por inteiro, por isso vamos deixar apenas uma parte em "azul".
Com essas mudanças temos isto:
Agora vamos criar as rachaduras caindo, para isso vamos usar aquele plano que gera algumas pedrinhas conforme a rachadura vai se formando.
Neste caso criaremos outro com alumas diferenças, não queremos que as partes rachadas pulem para cima da mesma forma que as pedrinhas, por isso deixaremos o Normal da parte de Velocity na aba das Partículas em 0 e aumentar um pouco o Random que também se encontra junto com o Normal, pode ser interessante.
Também mudaremos o objeto que é gerado, no primeiro sistemas de partículas tínhamos as pedrinhas, nesse outro temos que criar um grupo e objetos semelhante a um bloco de concreto solto, criei 4 apenas como exemplo:
Se você seguiu meu tutorial em vídeo lembra de que criavamos um plano para que as partículas possam colidir, teremos um conflito com ele já que essas novas partículas que criamos não devem colidir com nada, para resolver vamos edita-lo cortando a parte em que a rachadura será formada.
Agora as partículas que que devem colidir colidem e as que não devem não colidem.
Se não entendeu alguma parte do texto deixo aqui um arquivo de exemplo para download.
Download
0 comentários:
Postar um comentário